Alerta Clean: Calibração de Equipamentos

É essencial realizar calibrações regulares em detectores de gás. Além de ser requisito obrigatório por normas, esse procedimento é de fundamental importância para assegurar qualidade e confiabilidade dos dados obtidos nas leituras. Nossa assistente técnica Hellen Mamede esclarece:

Por que calibrar meu Detector de Gás?

A confiabilidade do equipamento está relacionada com a sua calibração. Dados obtidos com equipamentos descalibrados, portanto incorretos, podem levar a graves erros em diagnósticos/investigações de passivos ambientais e projetos de remediação ambiental, além de colocar em risco a vida de trabalhadores que dependem destes equipamentos para entrada e permanência em espaços confinados ou em locais onde a presença de gases tóxicos (como amônia, gás sulfídrico, monóxido de carbono, entre outros) podem ocorrer.

Qual o intervalo ideal de calibração?

Para definir o intervalo de calibração, o usuário deve testar a eficiência do seu equipamento antes da sua utilização. Para a realização deste teste, é necessário que seja aplicado um gás de concentração conhecida e verificar se o detector apresenta uma leitura coerente dentro da margem de erro informada pelo fabricante.

Se for apresentada uma leitura fora dos padrões, é recomendada a calibração imediata ou mesmo a troca dos sensores que têm prazo de validade determinado, variando de acordo com a frequência de utilização, das concentrações às quais o equipamento é exposto, do tipo do sensor e mesmo das manutenções periódicas.

Alguns fabricantes fazem recomendações do intervalo mínimo para calibração dos detectores, como a exemplo da Thermo Fischer (Gastech/Innova) que recomendao uma freqüência trimestral e a BW Technologies/Honeywell, a cada 6 meses. Outros equipamentos podem ser calibrados até uma vez por ano, como recomendado pela Ion Science.

Lembrando ainda que a manutenção preventiva, como troca de filtros e limpeza periódica aumentam a vida útil do seu equipamento e do seu sensor.

A Clean Environment Brasil possui laboratório de prestação de serviços de calibração e manutenção AUTORIZADO pelas fábricas, possuindo estoque de peças de reposição originais e um corpo técnico formado por engenheiros e técnicos altamente capacitados e treinados no exterior.

Lembre-se
: contate o distribuidor ou revendedor autorizado sempre que surgirem dúvidas. É sempre melhor, mais seguro e barato prevenir que remediar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: